domingo, 25 de março de 2012

GRUPO DE TEATRO DE NOVELAS!


NEM O PAI MORRE NEM A GENTE ALMOÇA!







No dia 25 de Março de 2012 inserido no dia Mundial do Teatro, o G.T.N. Levou a efeito mais uma vez a peça de teatro intitulada “NEM O PAI MORRE NEM A GENTE ALMOÇA!”.
Fazendo lembrar a comédia de baseada no ditado popular, que Nicolau Breyner concebeu e Rosa Lobato Faria nos anos 90 colocou em cena divertindo o público; acerca de uma família de interesseiros que aguarda ansiosamente a morte do Tio, para herdar a sua grande fortuna.

 A troika teima em afirmar que não existem situações como esta, e arranjam-se buracos que permitam ir adiando o cumprimento de penas, continuando os pardais a pavonear-se de charuto na mão.
Aqui o mestre foi audaz colocou em prática o conhecimento e o seu grande talento como actor e encenador.
Um exemplo de luta de tenacidade e de coragem, onde no teatro fez carreira ascendente desde a sua estreia nos anos 70 na Associação Recreativa Novelense, no teatro nunca mais parou, fazendo quase todas as revistas e comédias que passaram pela freguesia de Novelas.

Algumas vezes mal interpretado, e por vezes desiludido acabou sempre por regressar, hoje como autor, amanhã como encenador, sempre com paixão acabou por cativar para o teatro, jovens e crianças.
A sua frágil saúde começou a traí-lo e a meio de uma peça, foi obrigado a parar temporariamente, sendo durante os tratamentos um exemplo para o combate da terrível doença, que não o derrubou mas que o tornou mais forte.
Reiniciou os trabalhos com adultos e jovens, conseguindo fazer críticas e divertir os Novelenses, sempre com boa disposição e as peças que trabalha cada vez com mais primor e que cativa cada vez mais o espectador.
A peça de hoje demonstrou claramente, toda a magia vivida no Grupo de Teatro de Novelas e o quanto é bom aproveitar estes momentos.
Palavras para quê… Senti-me maravilhado! 

Novelas 25 de Março de 2012.

 



sábado, 24 de março de 2012

FUTSAL

Pavilhão Desportivo Municipal de Novelas

 AR Novelense /Escolas Modelos Portugal








 No Sábado dia 17 de Março de 2012 no Pavilhão Desportivo Municipal de Novelas e a contar para o Campeonato de Futsal jornada 26 - 2ª Divisão Série 3 2011/2012, pelas 19:00h, a  AR Novelense defrontou Escolas Modelos Portugal AF Porto pela 19:00 h vencendo por 2:1.



No jogo o “Novelense” conseguiu manter o equilíbrio a EMP falhando algumas oportunidades de golo mesmo assim vencendo o jogo.
O mérito foi do Novelense que persistiu e enfrentou o adversário com o resultado da vitória.
Parabéns.
 


sexta-feira, 23 de março de 2012

“PORTUGAL ESTÁ A SAQUE”


GREVE GERAL22 DE MARÇO!

Imagem intercalada 4
 Com início na Avenida dos Aliados e término no centro universitário, a manifestação á greve geral foi de encontro à Praça Carlos Alberto, local onde se encontrava o primeiro-ministro Passos Coelho.
Os ânimos exaltaram-se e as forças policiam, não conseguiram controlar as emoções, exaltações, e revoltas, fazendo algumas detenções.
Vários indivíduos foram agredidos pela polícia, na Praça Carlos Alberto, no Porto, pouco tempo depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter sido recebido por centenas de manifestantes em protesto na Reitoria da Universidade.
Foi preso um indivíduo e, na sequência da detenção, outros manifestantes perseguiram o carro da polícia.




Nesse momento, os agentes da polícia desferiram várias bastonadas nas pessoas que se encontravam nas imediações.
O novo secretário-geral da CGTP-Intersindical, Arménio Carlos, em conferência de imprensa tinha já levado a cabo pelo Conselho Nacional e convocado a greve geral dos trabalhadores portugueses para este dia.
Nas palavras proferidas convocou a greve geral, e o secretário-geral da Intersindical deixou bem claro, que pela primeira vez na história da central sindical, aquela jornada de luta não era da exclusiva responsabilidade da CGTP, mas que era uma greve geral partilhada e assumida por todos os trabalhadores, independentemente da sua filiação partidária ou sindical.

 Os transportes públicos funcionaram a meio gás, devido à greve geral convocada pela CGTP, e segundo a FECTRANS (Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações), a adesão à greve no setor dos transportes esteve entre os 60 e os 90 por cento.
 


O Metro de Lisboa encontrou-se encerrado, o Metro do Porto registava alguns condicionamentos e a Carris cumpria os serviços mínimos decretados.
Os portugueses entendem que sem palavra não há respeito.


 Sem palavra não há responsabilidade e o primeiro-ministro terá cumprir a sua palavra, para com os Portugueses, caso contrário a luta pelo respeito, pela transparência, pela clareza e pela responsabilidade, travada por todos aqueles e aquelas que participaram na greve geral, tão importante e participativa, cada vez mais se aglutinará a quando desse incumprimento no futuro.

Imagem intercalada 4

 


Novelas 23 Março de 2012





domingo, 18 de março de 2012

PINTAR PAREDES...

  EM NOVELAS NÃO!

Um rapaz enamorado... tão entusiasta decidiu declarar-se deixando uma recado à apaixonada na parede da escola.
Por infelicidade a dele foi apanhado, levado a juízo e forçado a pagar uma coima de de um montante elevado.
 É claro que é considerado irónico e agigantada a repreensão, comparável com a intenção de tal chamada de atenção . 
No entanto o certo é que ninguém gosta de ver muros com publicidade, que transformam em vandalismo e numa falta de respeito pela freguesia e por quem nela habita.
Entende-se que a publicidade em locais impróprios para o efeito, não são recomendáveis, sobretudo numa freguesia que prima por beleza natural, como é o caso de remodelação do moinhos e toda a zona envolvente no centro da freguesia.
Bom já assistimos a espetarem pregos em árvores durante a época de campanha política, já se escreveu em paredes o incentivo à greve, agora publicita-se na parede do viaduto da via-férrea, um evento em que grande foi a sua beleza. Que pena!
Sei que é difícil conseguir informar, chamar a atenção para greves, campanhas política, eventos que até parece muito e necessário.
Todos queremos salvar o mundo, mas o mundo não fica agradecido com atitudes como estas.
É uma missão nobre e árdua alertar consciências e despertar exemplos de como deveremos proceder no futuro, mas com surpresa quando nos damos conta saímos para a rua a reivindicar direitos, mas de que vale se não cumprirmos os deveres.
Haverá evidentemente casos e casos, mas acho que estes à semelhança de outros, merece uma chamada de atenção!
Nessa situação, só me resta dizer espero que este esforço não seja em vão, e vamos lá a proceder a sua remoção e limpeza fazendo com que Novelas seja mais LINDA!

Novelas 18 de Março de 2012.




ANTÓNIO NOBRE

EM SUA HOMENAGEM!
 

       Imagino hoje personalidades que muito admiro, que pisaram o sublime chão onde nasci, desaparecendo ao longo dos dias, dos anos e dos séculos. Nobre foi admirável! 
      “Às vezes, passo horas inteiras...e jornadeio em fantasia essas jornadas que eu fazia ao velho Douro, mais meu Pai”; [Viagens na Minha Terra].
        Quem não conhece António Nobre!



    Personalidade que trilhou exactamente o mesmo solo, os mesmos caminhos, passou pelos mesmos percursos, e tal como outros deixaram-nos apenas com o seu conhecimento, as suas mensagens, as suas escritas e os seus pensamentos.
Eu sonhava que esta era a minha aldeia!
“E, na subida de Novelas, o rubro e gordo Cabanelas, dava-me as guias para a mão: Isso... queriam os cavalos! Que eu não podia chicoteá-los... Era uma dor de coração"; [Viagens na Minha Terra].
 
 
 
É certo que a ganância de uns, a campanha pela importância de outros não reza à história.
    De uma forma sublime como quem passa despercebido sem nunca se preocupar com o que pensavam os outros, estas figuras sobressaíram e ganharam um peso tão grande, que quase se pode dizer que alguns até viveram na sua sombra...
A empresa de Cabanelas ganhava forma com a famosa diligência a cavalos, mesmo aqui ao lado, a par com a antiga estação de Novelas, onde "olhos fitos nestas traseiras, sonhando o tempo que lá vai..."; [Viagens na Minha Terra].
Foi realmente este o Escritor português que mais me fascinou!


António Nobre nasceu em 1886, no Porto, a dezasseis de Agosto de mil oitocentos e sessenta e sete, produto de velhas Famílias de Entre – Douro – e – Minho.
Na biografia apresentada por Mário Cláudio, confirma-se o quinto filho do casal Pereira Nobre, o poeta “decorrerá a sua infância e adolescência, sob o signo do intimismo pequeno – burguês, entre a baixa da capital do norte e os campos dos arredores de Penafiel e da Lixa.

 

Votado a uma instrução primária de cunho eclesiástico, empreendida por mestre que reproduzem os princípios da rigidez e da afabilidade, eis que começará a contemplar o seu retrato, num contexto onde se entronizam os ícones dos manes ancestrais…
Em mil oitocentos e oitenta e oito, parte António Nobre para Coimbra, a fim de frequentar o primeiro ano do curso de direito. Nesse espaço geográfico, que profundamente o marcará veremos o poeta descobrir um contexto universitário caracterizado, ainda, pelo escolaticismo medieval, se bem que segregador de uma admirável camaradagem de afectos e de letras. E, entre as aulas, nos gerais, a que assiste, algo distraído da lição doas lentes e dos compêndios, e uma certa boémia, que o há-de arrastar por melancolias e patuscadas, começará ele a erguer o corpo de um imaginário que irá resumir-se, a breve trecho, num tecido de linhas escritas a tinta negra.
Depois de várias viagens á aldeia do Seixo ora passando por Novelas onde o Gordo e rubro do Cabanelas lhe dava as guias para a mão; [Viagens na Minha Terra] / António Nobre; ora por entre os Rios, onde era esperado nas termas ou até em Caíde a caminho da sua  casa no lugar do Seixo, espelhada realmente como um sitio muito saudável, com pinheiros, água admirável, e um ar deliciosos, dizia: “Tenho fé nele e em Deus.”
 O agravamento de uma infecção pulmonar de que vinha padecendo, com várias intermitências, determinará a partida do poeta, a conselho médico.
António Nobre inicia o calvário do Doente de tísica, em busca da saúde que lhe é negada continuamente atento aos sintomas que revela, ora confiante, ora desanimado, num espaço onde a brancura, da neve e dos sanatórios, constitui o austero e signo dominante.
No ano de mil e novecentos preparado para a partida veio ao colo para o carro que o conduzia à estação de Caíde, onde o Dr. Aníbal Louzada o esperava para acompanhar…
 Sempre calmo, resignado, sem uma queixa, encobrindo o seu desanimo para que não perdessem  as esperanças assim iam passando os dias…

 Após brevíssima temporada, no seixo, debilitado como nunca, instala-se, na Foz do Douro, na residência do seu irmão Augusto.
Ao raiar da manhã de dezoito de Março de mil novecentos, muito serenamente, e defronte do oceano, “Sentado junto da cama. Disse passados momentos, que se sentia muito mal e que ia morrer.
E sem que lhe notasse qualquer sintoma de agonia, ele, que estava sentado na cama, recostado em almofadas, inclinou-se em mim, abraçou-me, e assim ficou”; Foram estas as recordações de Augusto Nobre.
A Noticia o Comércio do Porto a vinte e um do mesmo mês e ano, reporta o seu falecimento, servindo-se dos habituais lugares – comuns, na absoluta inconsciência de uma grande perda.
A morte de um dos maiores poetas portugueses de sempre.

Novelas 18 de Março de 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

D.I.M. - 8 DE MARÇO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!




No dia 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, com ocupação da fábrica, para reivindicar 10 horas de trabalho diário. Estas operárias, que trabalhavam 16 e mais horas e recebiam menos de um terço de salário dos homens foram fechadas na fábrica e esta foi incendiada. As cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Numa conferência internacional de mulheres em 1910, na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “DIA INTERNACIONAL da MULHER”. A essas mulheres e muitas outras que foram e continuam a ser descriminadas e massacradas pelo capitalismo, presto a minha homenagem e deixo este singelo poema a todas as MULHERES do mundo de Glória Santos:   

SER MULHER SER MÃE!

A MULHER QUE NA CALÇADA
SOBE E DESCE SEM PARAR
ESTÁ PRESA NO LABIRINTO DA VIDA
NUMA LUTA DESMEDIDA
QUE SABE NÃO VAI GANHAR

EM CASA JÁ COM OS FILHOS À VOLTA
AO AMOR DÁ RÉDEA SOLTA
POUCO MAIS TEM P’RA LHES DAR
LEMBRA O HOMEM QUE MORREU
QUE TUDO QUANTO LHE DEU
FOI SEUS FILHOS P’RA CRIAR

ADORMECE DE CANSASSO
AMANHÃ DÁ MAIS UM PASSO
NA LONGA ESTRADA QUE TEM
MAS CAMINHARÁ CONTENTE
POIS DEU-LHE A VIDA O PRESENTE
DE TER QUEM LHE CHAME MÃE

Glória Santos - Cedido por J.S.




quarta-feira, 7 de março de 2012

EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS!

UM JARDIM FLORIDO!
 Imagem intercalada 4
Nos dias 3 e 4 de Março de 2012 a Junta de Freguesia de Novelas – levou a efeito a terceira exposição de Camélias, que Joaquim Pinto Mendes liderou e persistiu em receber os visitantes com muito carinho.
Considerado por muitos admiradores de flores, um belo evento, foi possível apreciar esta belíssima flor e partilhar algumas das suas características comuns.
No salão polivalente da Junta de Freguesia e nos dias 3 e 4, onde incluía neste último uma visita á Quinta da Tulha, foi possível receber uma verdadeira aula, sobre as belíssimas e variadas flores (Camélias) que alguns intitulavam de Japoneiras. As camélias têm preferências por climas amenos e adaptam-se bem a temperaturas um pouco mais baixas, pelo que a sua plantação deverá ter lugar no Outono ou no Inverno e em local abrigado.
Apesar de parecidas nestes aspectos, as camélias possuem peculiaridades que deverão ser conhecidas e respeitadas, sob pena de se cometerem erros muitas vezes fatais para a planta.
A camélia, originária do Japão , como tal, prefere climas amenos e temperaturas mais baixas, pelo que o seu cultivo deverá ser levado a cabo preferencialmente nas estações mais frescas. Esta flor exige um solo permanentemente húmido e bem fertilizado, caso contrário pode chegar-se ao extremo de a época da floração surgir e as flores permanecerem invisíveis, porque não tiveram acesso aos nutrientes necessários para desabrocharem.
Pode, se quiser, plantá-las em vaso e o resultado será igualmente apaixonante, se puser em prática os conselhos avançados anteriormente.
Impedir excessos de água para que não seja desencadeado o aparecimento de fungos nocivos ao bem-estar da planta.
 As flores da camélia são extremamente duradouras e contribuem, sem dúvida, para o embelezamento harmonioso da sua casa, e muitas foram as pessoas que ocorreram ao evento Salão Polivalente em Novelas e que só quem realmente aprecia esta rara maravilha pode verificar que se assemelhou a um autêntico Jardim. 

Novelas 07 de Março de 2012;


VIVAÇIDADE - ESPAÇO CRIATIVO!


TRIBUTO A... CAMILO PESSANHA POR:

JOSÉ SILVA.


No dia 8 de Março de 2012, pelas 17 horas, no Vivacidade – Espaço criativo, presta-se tributo a Camilo Pessanha.
José Silva fará a apresentação da vida e a obra do poeta Camilo Pessanha, ao passar mais um aniversário da sua morte.  
 Camilo Almeida Pessanha nasceu em Coimbra a 7 de Setembro de 1867, e morreu em Macau, a 1 de Março de 1926.
A sua obra mais conhecida – Clepsidra, foi editada pela primeira vez em 1920.

  A sessão contará com a actuação do músico Fernando Ribeiro!


 
BIOGRAFIA

Após formar-se em Direito foi para Macau, na China, onde exerceu a função de Professor. Acometido de Tuberculose e, segundo alguns estudiosos, viciado em ópio, o que contribuía para o agravamento da doença, retornou várias vezes para a Portugal para tratar da sua saúde.
Essas viagens de pouco valeram, uma vez que o poeta faleceu em 1º de março de 1926 em Macau. Camilo Pessanha que é, sem sombra de dúvidas, o maior e mais autêntico poeta Simbolista português foi fortemente influenciado pela poesia de do poeta frances Verlaine. Sua poesia, que influenciou vários poetas modernistas, como por exemplo Fernando Pessoa, mostra o mundo sob a óptica da ilusão, da dor e do pessimismo. O exílio do mundo e a desilusão em relação à Pátria também estão presentes em sua obra e passam a impressão de desintegração do seu ser. A sua obra mais famosa é " Clepsidra", relógio de água, que contém poemas com musicalidade marcante e temas até certo ponto dramáticos!

O que Eugénio de Andrade diz:

"Sempre tive Camilo Pessanha como exemplo da mais alta ascese poética, digamos, um homem da raça de Baudelaire ou de Cavafy. Pessoa, Pessanha, Cesário, Camões – e agrada-me citá-los assim a contrapelo – foram sempre para mim os nomes supremos da poesia de língua portuguesa. (...) Mas de todos eles, creio que só Camilo Pessanha amei em segredo como mestre. E a tal ponto lhe queria que tinha uma espécie de ciúme – eu, tão pouco possessivo – sempre que algum crítico mais superficial referia o seu nome a propósito de alguma influência sua, mais superficial ainda, num ou noutro poeta. Então surpreendia-me a murmurar: O homem é tolo, o único herdeiro daquela música magnífica, sou eu. Por aqui se vê a que ponto me orgulhava do meu mestre."

 O que Camilo Pessanha diz;

"E eu, que tinha saudades de quanto ia deixando, até de Barcelona, onde estive cinco dias, até de Colombo onde estive duas horas. Porque a gente é bem um grumo de sangue, que por toda a parte se vai desfazendo e vai ficando."

Novelas 07 de Março de 2012;