quinta-feira, 15 de novembro de 2012

GREVE GERAL


Greve geral 


Em dia de greve, sair de casa é correr o risco de ficar sem transporte, terrestre ou aéreo tornou-se um hábito crescente nos dias de greve como forma de protesto contra a austeridade.
Mais de três dezenas de federações da CGTP aderiram à greve geral, que conta ainda com 31 sindicatos da UGT – que não aderiu à paralisação 20 sindicatos independentes. Todas as iniciativas foram bem acolhidas e serviram para incentivar os portugueses a lutar contra o desemprego e o Orçamento do Estado
Ao longo da última semana a adesão à greve geral foi ganhando novos adeptos fora e dentro do movimento sindical. Os últimos aliados foram os movimentos sociais como a Plataforma 15 de Outubro, o movimento dos Cidadãos pela Dignidade, Sem Emprego ou M12M, que anunciaram que também vão estar na manifestação convocada pela CGTP no Rossio, em Lisboa.
A Avenida dos Aliados, no Porto estava cortada em ambos os sentidos, por centenas de manifestantes sentados no chão, num protesto pacífico que contou com a compreensão policial.
Alguns populares mantiveram-se no local e, inicialmente, cortaram apenas o acesso a um dos sentidos da circulação automóvel na Avenida dos Aliados.
Seguiu-se, depois, o corte no outro sentido da avenida por centenas de manifestantes sentados no chão.
As pessoas sentaram-se a meio da avenida, dos dois lados, tornando impossível a circulação automóvel.

Apesar da forma pacífica do protesto, presenciou-se no local um reforço policial, embora distante dos manifestantes.
Cerca de 50 mil pessoas, terão participado na manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas", e mais tarde esse número viria a duplicar",
Ao fim da tarde o cenário na Avenida dos Aliados apresentava-se repleto de gente desde a Praça General Humberto Delgado, onde fica a Câmara do Porto, até à Praça da Liberdade.
Nem sei o que pensar relativamente ao futuro com este acto histórico, o povo deixou de se acomodar, para resistir e a dizer não.


Novelas 15 de Novembro de 2012-11-15

Novo
Clik para ler mais ou no link a seguir para ouvir  Interviews and Music Player!



 



Sem comentários:

Enviar um comentário