domingo, 30 de setembro de 2012

A.P.D.F.NOVELAS



NOITE DE FADOS

No dia 28 de Setembro, pelas 21:30 horas, a Associação Para o Desenvolvimento da Freguesia de Novelas levou a efeito uma noite de fados.
Como se tratava de uma noite aprazível, a acompanhar o fado, a guitarra e a viola deram-lhe outra sonoridade e ritmo que tornou um ambiente agradável.
O canto foi personalizado nas vozes de fadistas, com larga experiência além de um repertório bem escolhido e as artistas a determinada altura do espectáculo seguiram os ritmos e as melodias que estavam nos ouvidos de todos nós. 
Ao intervalo foram servidos petiscos e no final um caldo verde que veio aquecer uma das raras oportunidades que os Novelenses tiveram para desfrutar das melodias ao ouvir excelentes artistas.

Novelas 30 de Setembro de 2012

 



domingo, 23 de setembro de 2012

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA NOVELENSE

NOVA DIRECÇÃO NA A.R.N.


Tomou posse no passado dia 21 de Setembro de 2012 , a nova direção da A.R.N. com a apresentação publica, dos novos corpos Dirigentes, e Presidente que compõe esta notável coletividade.

As várias circunstâncias da “nova Direção para o ano 2012/2014, fez com que se mantivessem os elementos da direção, Bruno Monteiro, Marino Almeida, Carla Oliveira, Laurindo Magalhães, João Silvestre, Humberto Luís, João Paulo Moura.
Como entradas novas: Alfredo Vieira, Marta Raquel Moreira, Marcos Barros, Fernando Malheiro, Tito Silva e José Maria Gomes.
 

A Assembleia-geral continua a ser presidida por Joaquim Pinto Mendes, apoiado por Carlos Oliveira e Miguel Ribeiro, assim como o Conselho Fiscal que também se manterá a cargo de Manuel Vieira, apoiado por Telmo Mendes e por Nelo Cunha”.

Face a este facto, a Associação Recreativa Novelense, decidiu apresentar para o próximo dia 6 de Outubro de 2012, publicamente as várias Secções, e o trabalho exaustivo dos Dirigentes, Treinadores, Administradores e Presidente que compõe esta notável coletividade.

O desporto é útil e reconhecido.
Uma grande percentagem dos Jovens de Novelas e arredores, pratica e exercita as suas potencialidades, na mostra de excelentes resultados!

O desejo de grandes êxitos!



Novelas 23 de Setembro de 2012
 



sábado, 15 de setembro de 2012

MANIFESTAÇÃO 15 DE SETEMBRO!


CONCENTRAÇÃO NA AVENIDA DOS ALIADOS CONTRA A AUSTERIDADE.

Cerca de 100 mil pessoas concentraram-se, no passado sábado 15 de Setembro, na avenida dos Aliados, contra as novas medidas de austeridade.
"Que se lixe a Troika! Queremos as nossas vidas!" foi o cartaz que marcou o ponto de encontro para os milhares de manifestantes.
O desfile às 17h00 passava na avenida dos aliados, o povo saiu à rua e o barulho ensurdecedor tornava uma só voz: lutar contra uma situação que consideravam "injusta e errada".
As empresas a fechar, os despedimentos colectivos, e a recessão da economia tornou a taxa de desemprego elevada, arrastando famílias para uma situação complicada, na procura dum emprego que persiste em não existir.
As perspectivas obrigam, no entanto a várias situações entre elas as menos optimistas, uma vez que o problema cria injustiças e desigualdades sociais, arrastando o país para o suicídio por não ser possível uma vida sustentável.
Os cânticos como "O Povo unido jamais será vencido" e "A luta continua…” cartazes, bandeiras, todos quiseram mostrar a sua indignação perante a situação que se atravessa, exigindo soluções menos penalizadoras para os mais pobres.
Nesta manifestação, não foram só apenas desconhecidos que participaram, actores, cantores, gente de carácter, pessoas com dificuldades, desempregados, demonstraram a dor que sentiam com as medidas que dificultavam quem queria ter uma vida digna.
A frase repete-se “ Era eu ou meu irmão; só tinha emprego para um de nós ”
É uma verdade que teremos de encarar a realidade e fazer alguma coisa por nós.
O desemprego estrutural das últimas décadas seria, no mundo histórico estruturalista, pré condição para a consolidação dos clubes de troca.
As utopias, entendidas como alternativas possíveis, mesmo que improváveis, serviriam de recursos que justificavam actos e as tornam estruturantes, ofuscando processos de transformação social.
É claro que falar em crise no capitalismo não é algo tão simples.
 Para isso é necessário delinear estratégias, abdicar do supérfluo, ter um espírito mais solidário, trabalhar em equipa, estar mais atento, tomar decisões acertivas, tendo em conta que a ajuda não cairá do céu e não virá ninguém para nos salvar.
Teremos mesmo que ser nós a fazer alguma coisa.
LEVANTA-TE E LUTA!
 
Novelas 14 de Setembro de 2011

 



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ANTÓNIO BARBOSA TEIXEIRA

Homenagem ao amigo!



Foi no dia 7 que António Barbosa Teixeira se preparou para a despedida anunciada no dia 8 com o triste desenlace que enlutou os amigos familiares e Novelenses.
António Barbosa Teixeira partiu, seu funeral foi na segunda-feira dia 10 de Setembro de 2012, deixando a freguesia que o viu nascer.
Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso quotidiano, entregando a Deus os nossos passos com a certeza da existência da vida eterna.
Este foi realmente um amigo com quem convivi, aprendi a jogar damas na Associação Recreativa Novelense, e abracei na tentativa ou persistência em querer deixar de fumar.
A luta e resistência com o tempo foi diminuindo, as suas forças e coragem eram como uma bússola que direccionava o navio incerto para o mar da serenidade.
Fez uso dos primeiros cigarros electrónicos como iniciativa e força para lutar contra o vício do tabaco que o prejudicava.
 Alguém dizia, que as pessoas boas não morreriam, ficariam encantadas e assim, permaneceriam na serenidade.
 Os seus gestos e o seu riso, poderão ser vistos em cada criança e em cada coração aberto, desta terra agreste, a sua alegria sempre foi intensa em todos os momentos e ela soube deixar entre nós a marca de um homem, inesquecível.
Será lembrado por todos nós, porque soube ser amigo de todos desde a minha infância até ao último momento, e a alegria de viver foi a sua maior lição deixada aqui na terra.
Descanse em Paz.

Novelas 14 de Setembro de 2011
 



terça-feira, 4 de setembro de 2012

ANGELINO PEREIRA

O PREÇO DA VITÓRIA


Imagino o quanto será tentador para mim ler este livro, sobretudo quando Angelino Pereira, o autor, é filho da terra que me viu nascer.
«"Encontros de vidas" é o sétimo livro, estando o autor a pensar como será o oitavo... Novelas é a freguesia de "coração" de Angelino Pereira e é nessa terra, banhada pelo Sousa, que o poema desagua na alma e na obra universal.»
Aproveitando suas palavras de agradecimento, à semelhança de "Encontro de Vidas" apresentado pela escritora Donzília Martins imagino que neste caso a dedicação será o combustível do sucesso, até porque é difícil saber realmente qual é o preço da vitória, sem ler o título anterior.
Dedicação e esforço! Este é o preço da vitória quando se tenta conhecer melhor o autor.
Justamente quem disse tal frase fora o homem que teve em seu rumo inúmeras dificuldades.
A sua trajectória foi também difícil, cheia de caminhos sinuosos, obstáculos e adversidades, mas conseguiu superar as dificuldades e obter vitória.
  Só a generosidade de alguém que partilhou a infância em conjunto, com todos aqueles que deixaram, e vão deixando um marco na freguesia de Novelas, com dedicação excecional, poderia escrever e descrever entre palavras e poemas, obras que difundem o que vai na alma do escritor.
  Defino Angelino Pereira, como um “homem vitorioso” que obtêm sucesso através das suas conquistas, alcança patamares mais altos, e ascende o profissionalismo, apenas porque se entrega com dedicação a uma causa.
No entanto, o que falam é: Qual é o preço da vitória?
E continua tentando, vez após vez, sempre com um espírito motivado e com determinação, levar até o fim obras, e esses projetos, essas obras, tem um preço. 
A VITÓRIA!
Um forte abraço.

Novelas 04 de Setembro de 2012
 



domingo, 2 de setembro de 2012

HELLÔ SEPTEMBER!

NOS MOINHOS JUNTO À PONTE DE NOVELAS!

No dia 1 de Setembro de 2012, pela noite dentro junto ao moinho na freguesia de Novelas, com um belíssimo cenário da levada do rio Sousa e a ponte centenária, foi criado um diálogo entre gerações mais jovens que deram as boas vindas ao mês de Setembro, intitulado “HELLÔ SEPTEMBER” e mote a um encontro com a juventude.
O evento apoiado, pela Junta de Freguesia, e Associação Recreativa Novelense, teve como objectivo o diálogo entre amigos, com um encontro de vários participantes tema de reflexão do caminho e rumo a seguir, tendo como alicerce essencial de conhecimento, o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos mais Jovens.
A opção pelos DJ. foram apostas que sortiram efeito para animar, no entanto penso que será necessário fazer mais e com um objectivo mais definido, já que o investimento a dedicação e o empenho em fazer um excelente trabalho, foi muito grande.
 É na juventude que se encontra o futuro, e deles depende o destino e o caminho a endereçar numa situação difícil, e ao mesmo tempo fácil de ultrapassar.
Apesar dos jovens se depararem com uma situação embaraçosa, ao mesmo tempo poderão contribuir para a ultrapassar, e deles dependerá o destino e caminho vindouro a endereçar ás gerações seguintes.
Á semelhança da freguesia de Novelas deparamo-nos com uma população que está a envelhecer rapidamente, acompanhando um processo de mutação social, em que a globalização, a migração, o declínio da taxa de fertilidade, a participação das mulheres no mercado de trabalho são factores determinantes.
A cooperação entre gerações levou a uma maior coesão social, ao mesmo tempo que envolveu os jovens no processo de compreensão, construção, participação e desenvolvimento da sua comunidade absorvendo mais sabedoria.
Um bom trabalho, com muita luz, empenho e sobretudo com o avivar do cenário em que o rio Sousa estava mesmo aos nossos pés e o diálogo entre gerações, conduziu os jovens por um caminho de experiência, e de criatividade, relacionando-os com competências tão importantes na formação de outros jovens.
Um agradecimento especial á entidade organizadora, por realmente a juventude ter um comportamento responsável, sem desacatos nem distúrbios.

Novelas 2 de Setembro de 2012